Projeto Moriah Maringá

9 sintomas de alcoolismo para saber quando buscar ajuda

Conheça os 9 principais sintomas do alcoolismo

Anualmente, segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), três milhões de pessoas morrem no mundo todo devido ao abuso do álcool. Dessa maneira, identificar os sintomas do alcoolismo é fundamental para procurar ajuda quanto antes. Isso evitará consequências graves tanto à pessoa quanto à família.

Entre os sinais de que uma pessoa é alcoólatra — ou alcoolista — estão: a necessidade de beber a todo momento, agressividade perante um confronto e outros transtornos. Além disso, como a OPAS aponta, há uma relação direta entre o uso nocivo de bebidas alcoólicas e doenças.

Antes de iniciarmos, lembre-se que o conteúdo aqui é totalmente informativo e não serve como diagnóstico. Nesses casos, consulte um profissional especializado. Assim, para ajudar a identificar e procurar ajuda, nós, do Projeto Vida Maringá, elaboramos uma lista com 9 dos principais sintomas do alcoolismo. Acompanhe!

1. Necessidade de beber a qualquer momento

Um dos principais sintomas em vários tipos de dependência química é a necessidade de consumir a substância a todo momento. Essa atitude também é comum entre alcoolsitas. Em geral, a pessoa sente a necessidade de beber a todo momento.

Por exemplo, alguns sinais de alerta podem ser, como mostra o Hospital Santa Luzia:

  • Quando a pessoa começa a beber sozinha e fora de situações sociais.
  • Continuam a beber mesmo quando percebem que estão se distanciando da família e amigos.
  • Entre outros casos.

Em geral, a pessoa tem essa necessidade porque precisa sentir os efeitos do álcool a todo momento.

2. Fadiga e dificuldade de raciocínio

O Hospital Santa Luzia também pontua que o álcool atua diretamente no sistema nervoso de uma pessoa. Dessa forma, ele compromete suas capacidades cognitivas. Seu consumo pode causar sonolência e a sensação de relaxamento.

Além disso, por atuar no sistema nervoso central, o alcoolismo pode ter causas genéticas em vários indivíduos.

A longo prazo, o abuso do álcool pode causar: confusão mental, alucinações, cansaço físico e dificuldade de raciocínio. Os sintomas podem ficar mais evidentes conforme a pessoa desenvolve tolerância à bebida.

3. Distúrbios alimentares

Consumir bebida alcoólica pode acabar inibindo a vontade de comer. Dessa maneira, um dos sinais e sintomas do alcoolismo é o surgimento de distúrbios alimentares como a anorexia e/ou bulimia alcoólicas.

Esses sintomas podem surgir tanto durante o período de consumo da substância ou durante uma crise de abstinência. Além disso, tais distúrbios alimentares podem levar à gastrite e outros problemas no sistema digestório.

4. Problemas no sono

Por mais que o álcool cause a sensação de relaxamento, ele prejudica a qualidade do sono. Além disso, pode levar a distúrbios como sonambulismo, insônia e até problemas respiratórios, como a apneia do sono, como aponta o Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (CISA).

Dessa maneira, os distúrbios do sono, podem estar associados ao abuso ou uso nocivo de álcool e podem ser um sinal do vício.

5. Alterações no metabolismo

Outro sintoma de alcoolismo são as alterações constantes no metabolismo. Além dos efeitos comuns associados à ressaca, a substância pode levar a problemas no sistema gastrointestinal.

Nesses casos, alterações nos órgãos que trabalham para processar o álcool podem ser sinais de alcoolismo. Por exemplo, dificuldade para o funcionamento do fígado, rins e pâncreas.

6. Variações de humor

As variações do humor acorrem em várias fases de uma pessoa alcoolista. Por exemplo, a euforia e alegria durante o efeito da substância. Bem como o surgimento de ansiedade, depressão alcoólica e irritabilidade em períodos de abstinência.

Inclusive, o abuso de álcool pode levar a prejuízos em relações interpessoais. Esses problemas podem surgir tanto pelas alterações de humor quanto pela fissura em continuar bebendo.

7. Alta tolerância ao álcool

O CISA aponta que um dos sinais e sintomas do alcoolismo é a alta tolerância à bebida. Nesses casos, a pessoa precisa beber cada vez mais para sentir os efeitos desejados. Isso pode acarretar outros problemas de saúde diretos e indiretos.

Isso pode ser um sinal de alerta, caso você ou alguma pessoa conhecida apresente este sintoma. Dessa forma, pode ser a hora de buscar uma clínica de reabilitação para tratar e buscar controle para o alcoolismo.

8. Agressividade quando confrontados

A agressividade é um dos principais sintomas do abuso de álcool. Ela acaba distanciando pessoas queridas e faz com que o indivíduo entre em um ciclo que o isola cada vez mais. Isso pode acelerar todos os problemas que o álcool pode causar.

Quando confrontado, o usuário pode acabar ficando agressivo e a própria bebida pode mascarar ou encorajar essas atitudes. Nesses casos, é fundamental saber como ajudar um dependente químico que não quer amparo.

Em algumas situações, o alcoolista pode ficar com um sentimento de culpa depois dos picos de agressividade. Esse será o nosso próximo tópico, então, continue a sua leitura.

9. Sentimento de culpa

O alcoolismo gera sentimentos ruins e impacta tanto o próprio dependente químico quanto aqueles que os cercam. Em geral, a culpa é um dos sentimentos que acompanha a pessoa que tem problemas com o uso abusivo de bebida.

Muitas vezes, o sujeito se arrepende pelo seu comportamento. Em outras situações, o fato de entender que tem um problema, mas não conseguir lidar sozinho, pode levar ao mesmo sentimento ruim.

Nessa hora, o papel da família e dos amigos é fundamental para a pessoa. Além disso, é importante lembrar que buscar ajuda é uma das atitudes mais nobres que alguém pode ter.

Como buscar ajuda para o alcoolismo?

A melhor maneira de buscar ajuda para superar o alcoolismo é com profissionais da saúde ou clínicas de reabilitação como o Projeto Vida Maringá. Desde 1996 batalhamos pela recuperação e reinserção de homens na sociedade. Conheça mais sobre a nossa história e o nosso trabalho!

Nós atuamos por meio da internação voluntária e humanizada. Para isso, nossa entidade dispõe de uma equipe multidisciplinar que aborda o problema da dependência química por várias frentes.

Caso você ou alguém próximo tenha mostrado um, ou mais dos sinais e sintomas do alcoolismo mostrados aqui, consulte um profissional. O nosso conteúdo no blog é apenas informativo e não deve servir como diagnóstico. Dessa maneira, não hesite em buscar ajuda.

Para salvar vidas e libertá-los da dependência química, nós contamos com a ajuda de diversos parceiros. Os quais podem ser empresas ou pessoas físicas. Essa colaboração — financeira ou não — é extremamente importante para o nosso funcionamento. Caso deseje ser um parceiro na nossa luta, veja como fazer a sua doação!

Maria de Fátima da Costa

Tenho 58 anos, sou formada em administração de empresas desde 2001. Morei em SP por 36 anos. Desde 2016 mudei pra Maringá. Trajetória projeto vida: comecei a trabalhar no PV desde 03/2018, comecei com assistente administrativo, e com o passar do tempo foi abrindo novas frentes de trabalho, hoje também faço toda parte documentação de emendas parlamentar (governo federal), edital de prefeitura, captação de recursos, organização de eventos...! É a primeira vez que trabalho na parte administrativa de entidades, gosto muito de atuar nesse segmento.

Deixe um comentário

Chat Projeto Vida
Enviar via WhatsApp